Os principais erros ao investir em Marketing Digital

Os principais erros ao investir em Marketing Digital

É verdade que o marketing digital pode alavancar as vendas de qualquer empresa em muito menos tempo do que o marketing tradicional. Porém, é necessário saber utilizar as estratégias corretamente.

Hoje, você vai conhecer os principais erros ao investir em marketing digital, justamente para que você possa evita-los e se manter no caminho certo desde o início.

Os principais erros do marketing digital

1 – Não ter uma persona

O primeiro erro ao investir em marketing digital é não ter uma persona. Toda estratégia de marketing deve ser direcionada a um público específico, que geralmente é chamado de público-alvo. Mas o público-alvo é generalista e entende que todas as pessoas daquele grupo devem ser tratadas da mesma forma.

Essa ideia é ultrapassada. Agora, é preciso criar uma persona. A persona é realmente a personificação do seu cliente ideal, com nome e tudo o que tem direito. Criando uma persona, você consegue entender a real necessidade do seu cliente e suas estratégias se tornam muito mais assertivas.

2 – Não gerar leads

A geração de leads é uma das etapas mais importantes do marketing digital. Leads são usuários que estão interessados em seus produtos ou serviços e que deixam uma informação de contato para que sejam contatados mais tarde.

Eles não estão ainda prontos para efetuar a compra, mas é muito importante ter o contato deles para que sejam desenvolvidos dentro do processo de compra e cheguem finalmente a se tornar clientes.

Para gerar leads, você pode produzir materiais exclusivos e solicitar um cadastro para ter acesso a eles, e com os dados desse cadastro, você constrói seu mailing. Não gerar leads é um dos erros ao investir em marketing digital.

3 – Não planejar o marketing digital

Outro erro comum ao investir em marketing digital é não ter uma ideia clara de onde se está e onde se quer chegar. O planejamento é essencial, pois é ele quem vai te dizer o que fazer a seguir.

Se as estratégias não estiverem alinhadas com o mesmo objetivo, os resultados serão incoerentes e podem causar insatisfação ao cliente.

4 – Não valorizar as mídias sociais

Não deixe suas redes sociais esquecidas, pois este é mais um erro ao investir em marketing digital. O poder das mídias sociais já foi provado várias e várias vezes publicamente. Use esse poder para atrair mais usuários e os converter em clientes.

5 – Não produzir conteúdo relevante

Não basta produzir conteúdo de qualidade para seu blog ou mídias sociais. Ele deve ser relevante e trazer informações novas para uma persona. Existem vários níveis de relevância e nem sempre o que é relevante para um será para o outro, mas é importante que o conteúdo traga conhecimento prático que o usuário poderá utilizar.

Deixar de produzir conteúdo relevante é a mesma coisa que não produzir conteúdo nenhum, pois o usuário perde interesse em acompanhar o seu blog, sabendo que nada lá será relevante para ele, e este é mais um erro ao investir em marketing digital.

Deixe uma resposta